Brain PET - TOMÓGRAFO PET INTELIGENTE PARA IMAGEM MOLECULAR DO CÉREBRO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto BrainPET visa testar e validar o potencial de exploração de um sistema PET inovador para imagem molecular do cérebro, baseado na tecnologia easyPET desenvolvida anteriormente e que resultou na construção de um sistema PET pré-clínico de alta resolução, unicamente compacto e económico. A tecnologia consiste na rotação inteligente de módulos detetores, varrendo com detalhe único o campo-de-visão e produzindo imagens quantitativas, de alto contraste e resolução da biodistribuição de moléculas marcadas com radiotraçadores, permitindo identificar precocemente anomalias metabólicas. Em particular, o sistema PET cerebral proposto permitirá identificar biomarcadores para o diagnóstico precoce de Doença de Alzheimer e outras causas de declínio cognitivo, assim como biomarcadores de tumores cerebrais.

Designação Projetos de Provas de Conceito
Código do projeto 01/SAICT/2021/181232
Objetivo principal Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção Centro
Entidades beneficiárias Universidade de Aveiro (proponente)
Universidade de Coimbra
RI-TE, Lda
Exatronic, Lda
Data de início 02-06-2022
Data de conclusão 01-06-2023
Investimento total elegível 149.985,54 €
Apoio financeiro da UE (FEDER) 126.007,38 €
Entidade financiadora CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro
Organismo intermédio ANI - Agência Nacional de Inovação S.A.

SÍNTESE


A demência é uma síndrome de natureza crónica ou progressiva que causa um declínio da função cognitiva mais acentuado comparativamente ao normal envelhecimento, deteriorando a memória, capacidade intelectual, raciocínio e competências sociais, bem como alterando as reações emocionais normais. A nível mundial, cerca de 50 milhões de pessoas são afetadas (10 M/ano) - para cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos a probabilidade de desenvolverem uma demência é de 6 a 8% - esperando-se atingir os 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar este número em 2050. A Doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência, afetando globalmente cerca de 36 milhões de pessoas (50-70% de todos os casos de demência), duplicando a cada 20 anos. Na Europa, afeta mais de 193,500 pessoas. Atualmente não existe cura, uma vez tratar-se de uma doença complexa e de causa exata ainda desconhecida. O diagnóstico (a maioria das vezes tardio) da DA tem por base as manifestações clínicas dos seus sintomas e, inicialmente, a sua confirmação era apenas possível em exame post-mortem.
A tomografia por emissão de positrões (Positron Emission Tomography, PET) tem vindo a provar ser a modalidade de diagnóstico médico por imagem mais adequada à deteção de alterações metabólicas cerebrais associadas às doenças neurodegenerativas, que antecedem a manifestação clínica de sintomas. Assim, é possível um diagnóstico in vivo precoce e diferenciado que, por exemplo, ajuda a distinguir a DA de outras causas de demência e a direcionar eficazmente as terapêuticas (prevenção ou retardo). Além disso, a PET tem especial utilidade no diagnóstico, estadiamento e follow up de tumores malignos ou metástases cerebrais, bem como na sua monitorização terapêutica. Este projeto pretende testar e validar o potencial de exploração de um sistema PET inovador para imagem molecular do cérebro, baseado na tecnologia easyPET desenvolvida anteriormente e que resultou na construção de um sistema PET pré-clínico de alta resolução, unicamente compacto e económico. A tecnologia consiste na rotação inteligente de módulos detetores, varrendo com detalhe único o campo-de-visão e produzindo imagens quantitativas, de alto contraste e resolução da biodistribuição de moléculas marcadas com radiotraçadores, permitindo identificar precocemente anomalias metabólicas. Em particular, o sistema PET cerebral proposto permitirá identificar biomarcadores para o diagnóstico precoce de DA e outras causas de declínio cognitivo, assim como biomarcadores de tumores cerebrais.

CONSÓRCIO

Card image cap

Departamento de Física (Lab. de Deteção de Radiação e Imagiologia Médica).

Card image cap

Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).

Card image cap

Startup dedicada à I&D de instrumentação e software para detetores e sistemas de imagiologia de radiação.

Card image cap

Empresa especializada em inovação e investigação, engenharia e produção de eletrónica.