iPET - Sistema PET inteligente para imagiologia pré-clínica

Descrição do projeto

O projeto iPET pretende desenvolver um tomógrafo PET inteligente para imagiologia pré-clínica, com um método de aquisição inovador que reduz a complexidade e custo destes sistemas e melhora a qualidade das imagens obtidas, detetando e varrendo de forma inteligente regiões de interesse específicas.

Designação Projetos de I&DT Empresas em co-promoção
Código do projeto 39880
Objetivo principal Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção Centro
Entidades beneficiárias RI-TE Radiation Imaging Technologies, Lda (líder)
Universidade de Aveiro
Universidade de Coimbra
Exatronic, Lda
Data de aprovação 06-05-2019
Data de início 11-09-2019
Data de conclusão 10-03-2022
Investimento total elegível 1.269.558,76 €
Apoio financeiro da UE (FEDER) 953.776,16 €
Entidade financiadora ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A.

Síntese

A Tomografia por Emissão de Positrões (PET) é uma técnica de diagnóstico muito poderosa, amplamente usada para obter imagens funcionais de órgãos e tecidos, capaz de detetar doenças numa fase muito inicial. É a técnica de imagem mais usada na prática clínica e também em investigação em Oncologia, sendo também muito usada para estudar funções cerebrais e cardíacas. A PET provou ser particularmente útil no estadiamento da doença e monitorização da sua evolução e resposta à terapia. Os sistemas PET pré-clínicos são usados para avaliar novos fármacos e terapias, assim como biomarcadores para diagnóstico por imagem, em modelos animais de doença (ratos e ratinhos), antes de ensaios clínicos Neste contexto, a PET pré-clínica é uma importante ferramenta na investigação médica, com o potencial de acelerar o processo de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. No entanto, a alta complexidade e custo de implementação da tecnologia e restrições orçamentais das instituições e projetos de investigação na área da saúde, limitam a sua adoção e uso. A tecnologia iPET permite o desenvolvimento de novos sistemas PET pré-clínicos, de alta resolução e baixo custo, com um método único e patenteado de aquisição de imagem inteligente. O sistema iPET irá permitir a democratização do acesso à tecnologia PET no ambiente pré-clínico. Esta nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a Universidade de Aveiro, assegura uma excelente performance de imagem PET a um preço muito inferior: cerca de 20% dos sistemas concorrentes. Com base em atividades de I&D prévias que provaram com sucesso o conceito da tecnologia, o projeto iPET propõe-se desenvolver, assemblar e testar um sistema PET pré-clínico para investigação biomédica.

Consórcio

Card image cap

Startup dedicada à investigação e desenvolvimento no domínio da instrumentação nuclear para deteção e imagiologia de radiação.

Card image cap

Departamentos de Física (Lab. de Deteção de Radiação e Imagiologia Médica), Eng. Mecânica e Comunicação e Arte.

Card image cap

Grupo de modelação em Oncobiologia do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR).

Card image cap

Empresa especializada em inovação e investigação, engenharia e produção de eletrónica.